O empreendedor

empreendedor2
Existem competências que são fundamentais para maximizar o sucesso do empreendedor. Para que um empreendedor desenvolva um negócio com sucesso é fundamental que disponha de competências, quer na dimensão do conhecimento quer na dimensão técnica, mas também nas dimensões pessoais e relacionais.
Ser capaz de identificar quais as competências importantes, de melhorar algumas dessas competências ou identificar colaboradores que possam suprir as competências em falta, é fundamental para maximizar as hipóteses de sucesso.

Perfil do Empreendedor

  • São visionários  – têm a visão de como será o futuro para o negócio e da sua vida, e o mais importante é que têm habilidade de implementar os seus sonhos.
  • Sabem tomar decisões  – não se sentem inseguros, sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, constituindo um fator chave para o seu sucesso. E mais, além de tomar decisões, implementam as suas ações rapidamente.
  • São indivíduos que fazem a diferença  – os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade. Sabem agregar valor aos serviços e produtos que colocam no mercado.
  • Sabem explorar ao máximo as oportunidades  – para a maioria das pessoas as boas ideias são daqueles que as veem primeiro, por sorte ou acaso. Em contrapartida, para os visionários (empreendedores), as boas ideias são geradas a partir de coisas que todos conseguem ver, mas que não identificam nada de prático para transformá-las em oportunidade, através de dados e informação. O empreendedor é um autêntico identificador de oportunidades, é curioso, criativo, e atento a informações, pois sabe que as suas alternativas melhoram quando o seu conhecimento aumenta, através da transformação de ideias em conhecimento.
  • São determinados e dinâmicos –  eles implementam as suas ações com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassam obstáculos, com uma vontade ímpar de “fazer acontecer”. Cultivam um inconformismo com a rotina.
  • São dedicados –  dedicam-se 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao negócio. São trabalhadores exemplares, encontram energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente.
  • São otimistas e apaixonados pelo que fazem –  adoram o seu trabalho, sendo esse amor, o principal combustível que os mantém cada vez mais animados e auto determinados, tornando-se os melhores vendedores dos seus produtos e serviços, pois sabem, como ninguém, como fazê-lo.
  • São independentes e constroem o seu próprio destino  – normalmente querem estar à frente das mudanças e ser donos do próprio destino. Querem criar algo de novo e determinar os seus próprios passos, abrir os seus próprios caminhos.
  • São líderes e formadores de equipas  – têm um senso de liderança incomum. São respeitados e adorados pelos seus pares, pois sabem valorizá-los, estimulá-los e recompensá-los, formando uma equipa em torno de si.
  • São bem relacionados (networking)  – sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam nos ambientes interno e externo da empresa, junto de clientes, fornecedores e entidades de classe.
  • São organizados  – sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnológicos, e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negócio.
  • Planeiam, Planeiam, Planeiam  – os empreendedores de sucesso planeiam cada passo, desde o primeiro rascunho do plano de negócios, até à apresentação do plano a superiores ou investidores, sempre com base numa forte visão de negócio que possuem.
  • Possuem conhecimento  – têm avidez pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negócio, maior é a sua oportunidade de obter êxito, estão predispostos à aprendizagem contínua.
  • Assumem riscos calculados  – é a caraterística mais conhecida dos empreendedores. O verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabe gerir o risco, avaliando as oportunidades de sucesso. Assumir riscos está diretamente relacionado com desafios, que para o empreendedor, quanto maior é o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora.
  • Criam valor para a sociedade  – os empreendedores utilizam o seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, através da criação de emprego, dinamizando a economia e inovando, sempre utilizando a criatividade em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.
empreendedor-1
É fundamental que se perceba que ninguém nasce empreendedor e que qualquer um pode aprender e desenvolver as competências e o know-how que o empreendedorismo exige.

Existem testes on-line que permitem ao potencial empreendedor realizar um balanço sucinto da sua personalidade, motivações e competências, com  o objetivo de ajudá-lo a determinar o seu perfil de empreendedor e a encontrar soluções para reduzir os seus pontos fracos. O objetivo dos testes é, somente, o de orientar e conduzir a uma auto-análise. Isto é, o de permitir ao potencial empreendedor identificar os traços de carácter que necessita trabalhar e aqueles sobre os quais se deve apoiar.